A primeira capa da Veja com foto digital

23Apr10

por Antônio Milena

Trabalhar nem sempre é bom, mas rende umas histórias bacanas para contar aos netinhos. Por exemplo, posso dizer aos meus: “queridos, lembra que a vovó contou que imprimiam textos em papel para as pessoas lerem? Uma dessas coisas impressas se chamava Veja e até 1996 usava fotos também feitas em papel!”.

Os detalhes quem me contou foi o Antônio Milena, um dos fotógrafos mais importantes que a Veja teve na década de 80. Ele descreve a foto como feia e sem cor, sem vida… Mas o seu valor é outro: graças a ela, a Veja foi o único veículo a divulgar, no sábado, a foto da abertura das Olimpíadas de Atlanta que aconteceu na noite anterior! Naquela época, em que se demorava quatro horas entre revelar, ampliar e escolher uma foto e em que se penava para mandar arquivo por e-mail, a capa foi um verdadeiro feito.

Aqui a explicação do Antônio na íntegra:

“Nas Olimpíadas de Atlanta fiz um malabarismo para conseguir fazer a capa que terminou sendo o meu primeiro trabalho com câmera digital e também a primeira foto de capa da Veja com câmera digital. Durante os jogos, copas, olimpíadas, a Canon e a Nikon sempre montam stands, com aparelhos novos, pedindo que os fotógrafos testem. Tinha uma câmera digital da Canon. Na época, ainda não vendiam câmeras digitais aqui no Brasil. Desde que cheguei em Atlanta, pelo horário, sabia que a abertura dos jogos ia ser tarde na sexta-feira à noite. O processo todo de fotografar, revelar, scannear e mandar a foto pela internet ia demorar umas quatro horas. Não ia dar tempo de ser capa. Então uns dois dias antes, conversei com a Canon e pedi a câmera digital emprestada. Testei, aprendi a mexer. Quando chegou a hora da abertura. Fiquei lá posicionado, diz meus clicks e fui correndo até a cabine onde o Eurípedes Alcântara estava esperando, conectado, para mandar as fotos. Estava todo mundo esperando, a redação, a gráfica, umas 40 pessoas. Tudo dependia de mim. Cheguei, entreguei o cartão de memória e desabei no chão! Dei o meu máximo naquele intervalinho do desfile da delegação brasileira. A foto até ficou feia, não tem muita cor. Mas foi um sucesso. Por causa dessa câmera emprestada, a Veja foi a única a dar a foto da abertura dos jogos no sábado.”

Antônio Milena hoje é editor de fotografia de Brasil Econômico.
O site com fotos dele é esse aqui: http://www.antoniomilena.com.br/
Advertisements


No Responses Yet to “A primeira capa da Veja com foto digital”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: